segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sabiá

Então, diz-que assim:


Perto d'uma bica d'água me encantei cum Sabiá
Sem ele perceber nem nada, fiquei lhe ouvindo a piá
Piava e piava num pio pianinho, mas que era tão doce de se escuitá
Que eu mais ouvia e mais arrepio, caí num chôro de bezerro a desmamá
Eu fiquei ali parada, me matutando se o tar animá
Tinha nascido de um pio de Deus, ou se piá já sabia o Sabiá
Ou isso ou era o baruio do rio que me botava já a aluciná
E aquele Sabiá tinha nascido é dum pinto, como gerarmente se dá.
Eu cheguei mais perto do bicho pra mó de mió repará
Mas ele que é bicho matêro, sorrateiro fez o pio cessá
Eu então chorei de sardade, e pedi pro tar do Sabiá:

"Não se incomode com bobage que eu num quero lhe assustá, eu só cheguei aqui mais junto pra mó de melhor o seu pio adimirá!"

O Sabiá partiu voado depois de um triste oiá
Nem quis saber do meu amor, nem da dor que eu começava a pená
Com sardade daquele pio, e daquele encanto que ele dá
Eu chorando me joguei no rio e comecei a implorá:

"Vorta com seu pio macio, retorna seu Sabiá!"

Mas nada de sentir arrepio, nada das oreia gostá.

(Nessa hora diz-que já era tarde, e que o sol já ia deitá)

Com os óio e os dedo inchado de tanto me lamuriá,
Eu saí de dentro do riacho, e a vista começou a branqueá
Dei uns dois passo pros lado, despois tornei a bambiá ...
E diz-que na Vila até hoje tem gente que lembra de jurá
Que eu me cheguei piando, fazendo que ia avoá,
Pulando de àrvore em àrvore, teve criança a assustá
De peito inchado imitando o canto daquele Sabiá
Tem gente que diz que é verdade, tem otras que vai duvidá
Eu num sei bem pois num alembro, como em estado para-normá
Mas foi ansim que me contaram, e é ansim que posso contá
Só sei que depois de um mês, quando a mente fui recobrá
Eu já andava cantando ansim, de vento em vento.
Sem jamais conseguir pará.

Um comentário:

  1. "...e depois de ler esse textinho sem palavras estou a ficá, mas o orgulho de ter uma irmãzinha talentosa é o sentimento que me dá".
    Parabéns pelo blog Lala, muito bom.
    beijos!
    Lula (lalalala)

    ResponderExcluir